sábado, 21 de abril de 2012

Tiradentes


Há mais de 200 anos em Ouro Preto, então Vila Rica, um grupo de brasileiros colocava em risco a vida, a liberdade individual, seus amores e seu patrimônio para defender a vida dos brasileiros, a liberdade coletiva, o patrimônio de toda uma nação e o amor por um país que ainda nem havia nascido.
Os inconfidentes das Minas Gerais foram traídos e foram vencidos.
Tiradentes, homenageado em 21 de abril, pagou por todos com sua vida e, como disse, pagaria com mais dez vidas se as tivesse.
A história de Tiradentes
Rapidamente vamos falar um pouco sobre sua vida para homenageá-lo nesse 21 de Abril.
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes nasceu na Fazenda do Pombal, comarca do Rio das Mortes, próximo a Vila de são José Del Rei (atual Tiradentes) no ano de 1746, não se sabendo, porém o dia de seu nascimento, mas foi batizado em 12 de novembro de 1746 e morreu no Rio de Janeiro, 21 de abril de 1792. Foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil colonial, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados e herói nacional.
No dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional.
Foi o quarto de sete filhos, seus pais morreram quando ainda era criança. Com a morte dos pais, a família se desfez e Tiradentes foi morar na casa de seu Padrinho, o dentista Sebastião Ferreira Leitão, que - procurou interessá-lo por sua profissão. Bem cedo começou a ajudar o padrinho no trabalho. Fazia curativos e logo aprendeu a tirar dentes e substitui-los por dentaduras e dentes postiços, ficando assim conhecido na Vila de São José Del Rei como o Tiradentes. Trabalhou também como tropeiro e mascate, caminhando pelos garimpos de Minas e fazendo viagens ate a Bahia. Depois tentou a sorte na atividade mineradora.
Em lº de Dezembro de 1775 ingressou na carreira militar. Nessa fase de sua vida, Tiradentes fez amizades em todas as vendas e hospedarias da estrada, onde ficou muito popular. Tiradentes nunca se casou, mas três mulheres marcaram sua vida. Ana, com quem tentou se casar mas que já estava prometida para outro, Eugênia com teve um filho, e Antônia Maria com teve uma filha.
No ano de 1787 Tiradentes pediu licença no regimento, e foi para o Rio de Janeiro, onde apresentou ao vice-rei Dom Luiz de Vasconcelos alguns projetos de engenharia e hidráulica para a cidade do Rio de Janeiro, projetos esses que nunca foram aprovados por Portugal.
Naquela época a maçonaria permitia que se fizesse iniciações fora dos templos e às vezes por um irmão com autoridade, o que era denominado de: Iniciação por Comunicação. E assim José Álvares Maciel iniciou Joaquim Jose da Silva Xavier, sendo que este tipo de iniciação foi suprimido em 1907, com a promulgação da constituição.
Participou ativamente da Inconfidência Mineira cujos principais planos eram: estabelecer um governo republicano independente de Portugal, criar manufaturas no país que surgiria, uma universidade em Vila Rica e fazer de São João del-Rei a capital. Seu primeiro presidente seria, durante três anos, Tomás Antônio Gonzaga, após o qual haveria eleições. Há que se ressaltar que os inconfidentes visavam a autonomia somente da província das Minas Gerais, e em seus planos não estava prevista a libertação dos escravos africanos, apenas daqueles nascidos no Brasil.
A inconfidência seguiu firme até a traição de Joaquim Silvério dos Reis. Todos os inconfidentes foram presos, julgados e condenados, mas somente Tiradentes condenado a morte. Seu corpo foi esquartejado, com seu sangue se lavrou a certidão de que estava cumprida a sentença, tendo sido declarados infames a sua memória e os seus descendentes. Sua cabeça foi erguida em um poste em Vila Rica, tendo sido rapidamente cooptada e nunca mais localizada; os demais restos mortais foram distribuídos em povoados mineiros.
Tiradentes foi traído e morto, mas seus ideais não morreram e não foram vencidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convite Sessão Magna Instalação e Posse - Administração 2019/2021

A AUG.’. RESP.’. E BENF.’. LOJ.’. SIMB.’. SETE DE SETEMBRO VII nº 1.752, sentir-se-á honrada com a presença dos IIr.’. para abrilha...